Projetos

5(1)

O projeto na construção civil constitui uma das primeiras etapas do processo de construção, portanto, tem um papel fundamental na obtenção da qualidade na produção de edifícios, pois é na etapa do projeto que são definidos os conceitos de organização do espaço, bem como a tecnologia a ser adotada na fase de execução.

Existem diversos tipos de projetos que são feitos antes do início das obras, e a EGEMA possuí profissionais mais que capacitados para poder realizar esses projetos visando sempre o melhor custo beneficio para os seus clientes.

O projeto arquitetônico é a representação gráfica e escrita de uma edificação. Ele serve para prever e prevenir possíveis problemas de execução do projeto, garantindo que tudo vai sair do jeito planejado, e tão sonhado. Por isso, ele é composto por diversos documentos que determinam cada parâmetro de uma construção, como a planta do projeto. É através do projeto arquitetônico desenhamos todo o planejamento para a execução de uma construção, seja ela nova ou uma reforma. Também é através desse projeto podemos apresentar suas propostas para clientes e construtores e tirar a obra do chão. O projeto arquitetônico é aquele que tem o objetivo de atender o estilo de vida dos moradores, garantir a segurança de todos os que vão frequentar aquele espaço e que siga todas as normas técnicas de cada setor. Com ele é possível que se faça um levantamento de gasto de material, evitando desperdício, com o intuito do cliente previamente já se organizar financeiramente para que o sonho saia do papel e se torne realidade.
Um Projeto Estrutural é complementar ao arquitetônico, cujo foco é o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais (pilares, vigas, lajes). Lida com a análise e o projeto de estruturas que suportam ou resistem cargas previamente determinadas e calculadas. A contratação desse projeto é extremamente importante, uma vez que nos preocupamos em realizar o projeto da forma mais otimizada e detalhada possível, para evitar gastos desnecessários na obra e diminuir o custo excessivo de construção.
Com a integração dos projetos hidráulicos e elétricos, é possível, por exemplo, evitar uma série de problemas como a perfuração de canos e o rompimento de eletrodutos. Eles também contribuem para que seja possível descobrir quais cômodos ficarão a seco ou no escuro em casos de consertos ou reformas demoradas.
egema